O CHAPELEIRO.

 
 Clique na imagem para ampliar.
 
Após circular pela casa de alguns familiares, esse antigo chapeleiro, rejeitado por alguns, veio parar na minha casa.
 
Em verdade, trata-se de um móvel de família e fazia parte do primeiro mobiliário dos então recém-casados Carlos e Laura, meus avós maternos.
 
O velho chapeleiro precisava urgentemente de uma boa restauração.
 
Inicialmente dei um trato na madeira e, a medida que executava o trabalho, fui concluindo que o velho e oxidado espelho deveria ser substituído.
 
Cuidadosamente fui removendo a cartolina que dava suporte ao espelho.
 
Terminada a operação "resgate espelho" notei que o tal cartolina apresentava uma escrita.
 
Tratava-se da capa da pasta de trabalhos de um aluno, timbrada com o brasão da república e, logo abaixo, o nome da escola, Escola Profissionalizante Masculina, seguida pelo nome do aluno, C. Nolf.
 
Sim, meu avô foi aluno do curso profissionalizante em marcenaria nessa escola e foi ele mesmo quem fabricou "meu velho chapeleiro"........misto de emoção e saudades.....é a vida!
 
Conclusão: vovô nasceu em 1897 e casou-se em 1922, então meu velho e querido chapeleiro deve ter aproximadamente 90 anos.   
 
 
 
Clique na imagem para ampliar.